Evolução dos Coworking e espaços compartilhados

O surgimento do modelo de Coworking está diretamente relacionado a evolução dos espaços de trabalho tanto na flexibilidade quanto no ambiente pensado para uma melhor produtividade. Os escritórios convencionais eram inicialmente espaços mais frios e sem as preocupações específicas com os funcionários como relações sociais de trabalho e ergonomia por exemplo. Hoje com o crescimento […]

0

O surgimento do modelo de Coworking está diretamente relacionado a evolução dos espaços de trabalho tanto na flexibilidade quanto no ambiente pensado para uma melhor produtividade. Os escritórios convencionais eram inicialmente espaços mais frios e sem as preocupações específicas com os funcionários como relações sociais de trabalho e ergonomia por exemplo. Hoje com o crescimento e consolidação dos espaços compartilhados observa-se a mudança nos ambientes de trabalho, valorizando o bem estar dos profissionais que o utilizam, além desse modelo ser um facilitador de diversos profissionais autônomos, uma vez que estes são o público alvo do serviço oferecido, possibilitando um ambiente e um modelo de contratação mais adequados às suas necessidades.

Imagine como exemplo uma pessoa que trabalha como freelance ou autônoma e não possui recursos financeiros para ter um próprio escritório; ou um profissional que está começando a carreira e a ideia de ter o próprio escritório está fora da sua realidade; ou ainda quem procura por um espaço fora dos Home Offices que não atende as suas necessidades. Todos esses profissionais necessitam de um espaço preparado com o suporte técnico de internet necessário, ambiente planejado, espaço físico suficiente, mobiliários apropriados e, principalmente, com a existência da possibilidade de networking, que é importante para o desenvolvimento de qualquer profissional. A alternativa para esse perfil de profissionais é um modelo de trabalho baseado no compartilhamento de espaço e recursos de escritórios entre diversos profissionais de várias áreas de atuação sem abrir mão do conforto e toda estrutura necessária. Para esse público o modelo ideal é o espaço de Coworking.

No auge da economia criativa, o conceito de que trabalho, lazer e vida pessoal não podem coexistir no mesmo ambiente está sendo modificado. Um dos diferenciais de um espaço de Coworking são os ambientes que reúnem no mesmo local negócios e atividades de descompressão, estimulando o crescimento do cenário empreendedor por onde surgem. Hoje está muito claro que um profissional relaxado produz mais e melhor, e para atender essa necessidade muitos Coworking disponibilizam espaços para descompressão e lazer como lounges.

O Coworking nasceu nos Estados Unidos em 2005, quando o engenheiro de software Brad Neuberg teve a idéia de um espaço onde profissionais de diversas áreas pudessem dividir o mesmo espaço, fundando o escritório chamado Hat Factory em São Francisco. Neuberg abriu as portas para aqueles profissionais que precisavam de um lugar para desenvolver seu trabalho e desejavam compartilhar experiências.

Atender as necessidades desses profissionais se tornou fundamental para que possam aproveitar o que há de melhor na estrutura de um escritório, mas em um ambiente mais flexível e preparado para as reais demandas de um mercado cada vez mais moderno e dinâmico.

No Coworking o profissional utiliza um espaço que oferece serviços e toda infraestrutura necessária de um escritório mas sem se preocupar com a contratação desses serviços, tendo como benefícios: internet de alta velocidade, serviços de secretária, limpeza e organização. Os ambientes de trabalho são divididos em espaços individuais ou em grupo, salas de reuniões e áreas de convivência, e o profissional opta pagar por hora, diária, mês, com ou sem direito ao uso de sala de reunião, além da opção de escritório virtual que possibilita endereço fiscal/comercial, optando por um modelo que melhor se adequa às suas necessidades.

Ao optar pelo espaço de coworking como local de trabalho, amplia-se significativamente o networking, pelo contato muito mais frequente com diversos outros profissionais de diferentes áreas, o que acaba potencializando suas oportunidades de negócios. Quando você precisar de um momento de maior privacidade, basta fechar a porta e se concentrar. Porém, quando a necessidade de se relacionar com os demais profissionais surgir, é só dar uma volta pelo espaço, socializar com as pessoas ao seu redor, relaxar e se inspirar para a volta ao trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×