Porque empresas convencionais também estão buscando o Coworking?

Se você já é um empreendedor autônomo ou empresa de pequeno a médio porte você certamente precisa de um local no qual vai realizar o seu trabalho. Nesse momento surge a dúvida entre o home-office ou um escritório individual. Talvez a solução seja uma opção inovadora: um Coworking. Foi-se o tempo em que os Coworkings eram espaços […]

0

Se você já é um empreendedor autônomo ou empresa de pequeno a médio porte você certamente precisa de um local no qual vai realizar o seu trabalho. Nesse momento surge a dúvida entre o home-office ou um escritório individual. Talvez a solução seja uma opção inovadora: um Coworking.

Foi-se o tempo em que os Coworkings eram espaços desejados apenas por startups e freelancers. Muitas empresas chamadas tradicionais ou convencionais, que já possuem espaços próprios, estão migrando para Coworkings com partes de suas equipes ou até mesmo em sua totalidade. Essa mudança demonstra uma maior preocupação com os paradigmas de trabalho do futuro onde as organizações repensam os seus espaços e a rotina de seus colaboradores, onde o ambiente físico é fundamental para uma melhor qualidade de vida e produtividade.

Algumas empresas importantes lideram esse movimento, sendo um modelo a ser seguido por diversas organizações. Em 2016 a Microsoft decidiu dar a 30% de seus funcionários da área comercial em Nova York a possibilidade de trabalhar em um Coworking. A Xero, uma das maiores empresas de tecnologia da Nova Zelândia, iniciou a construção de um espaço de Coworking próprio em Auckland. Nesse espaço próprio, os colaboradores da organização terão a possibilidade de trabalhar e se relacionar com bancos, governo, contadores, pequenas e grandes empresas e parceiros.

Aqui estão alguns dos motivos pelos quais grandes empresas estão olhando mais atentamente para o modelo de Coworking:

Oportunidade de se relacionar com empresas mais inovadoras

Empresas consolidadas não querem perder a natureza inovadora que tinham no seu início. Em um Coworking, muitos dos profissionais são freelancers e startups (empresas no início da vida empresarial que estão constantemente interagindo e experimentando inovações de uma maneira que empresas maiores não tenham tanta liberdade).

Os espaços compartilhados se notabilizam pela troca constante de novas ideias e pela colaboração entre seus membros. Um movimento que chama atenção é o de empresas maiores começarem a mover equipes de inovação para espaços de Coworkings, dando a esses profissionais a possibilidade de trabalhar junto e aprender com empresas e startups que estão constantemente tentando novas abordagens. Isso mantém empresas já maduras com mentalidade de crescimento e oxigena suas inovações.

Maior satisfação no trabalho e retenção de pessoal

O Coworking é geralmente um espaço planejado para aumentar a satisfação no ambiente de trabalho e, consequentemente, a retenção entre os colaboradores. É fato que o ambiente de trabalho físico tem um impacto significativo no bem estar da equipe e no desempenho geral de uma organização. Mais dinâmicos que os escritórios tradicionais, os Coworkings apresentam respostas muito positivas quanto à satisfação no trabalho e produtividade.

Foco total no objetivo do negócio

Os Coworkings são altamente convenientes as organizações. Os gestores e equipe dos escritórios compartilhados são responsáveis por todas as tarefas operacionais que mantêm o local funcionando. Isso permite que os profissionais nesses espaços se concentrem no que é importante: seus trabalhos, suas equipes e seus projetos.

Economia

Mesmo as empresas mais tradicionais e estruturadas precisam reavaliar custos e processos.

Novas possibilidades

A possibilidade de encontrar clientes e até mesmo funcionários é um benefício do Coworking. As organizações quase sempre estão cercadas de pequenas empresas e profissionais autônomos que necessitam terceirizar certas atividades de negócios porque não têm recursos para fazê-lo internamente. E essas atividades podem ser serviços que uma outra empresa oferece. A proximidade por estar no mesmo ambiente também é um diferencial na escolha, pois muitas empresas preferem manter um contato mais próximo com quem se relacionam. Ou seja, é possível encontrar um próximo cliente durante a pausa para o café.

Conclusão

Como é possível perceber, há muitos benefícios para empresas estabelecidas que procuram um espaço profissional para ampliar e até renovar sua ideia de escritório. Optar pelo modelo mais adequado a empresa e observar alguns aspectos como as funcionalidades oferecidas, localização e espaço ideal são fundamentais para a estratégia de mudança ser assertiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *